» PNC nas telerradiografias e fotografias

PNC nas telerradiografias e fotografias

banner_pnc

 

 

 

 

A Academia Brasileira de Odontologia (AcBO), dando prosseguimento as suas atividades científicas, em conjunto com outras entidades, promove este Simpósio sobre a posição da cabeça, na tomada das telerradiografias e fotografias com fins ortodônticos, ortopédicos e cirurgia ortognata.

Ocorre que, alguns autores recomendam uma posição livre da cabeça, sem Cefalostato ou com Cefalostato sem olivas, que chamam de Posição Natural da Cabeça (PNC), enquanto que outros, autores e entidades, posicionam a cabeça com Cefalostato e o Plano de Frankfurt na horizontal.

Considerando que há imperiosa necessidade de que se tenha uma sistemática única, para toda a observação sequencial, a AcBO realiza este Simpósio com o intento de esclarecer a situação. O Simpósio será coordenado pela Doutora Nayene Eid, com a participação do Departamento Científico da AcBO e da Revista Virtual da AcBO (RVAcBO).

1) O assunto será debatido pela internet, em forma de BLOG, como já foi feito sobre Tomografia, em 2012-2013.

2) Serão convidados alguns profissionais, de destaque em suas especialidades, para manifestarem suas idéias, os quais denominaremos de simposiastas. Porém, todos os cirurgiões dentistas estão convidados para registrarem aqui suas opiniões a respeito do tema proposto.

3) A RV AcBO http://www.rvacbo.com.br já publicou, com êxito, Simpósio sobre o assunto, restrito a pequeno número de simposiastas, no seu v.1, n.1, http://www.rvacbo.com.br/ojs/index.php/ojs/issue/view/2. Agora a proposta é fazer o mesmo de forma totalmente ampla.

4) As conclusões dos debates serão divulgadas neste blog, na Revista Virtual da AcBO e em outros meios de divulgação.

Veja o vídeo “Padronização de imagens na Ortodontia e Ortopedia“:



4 comentários até agora...

Cléber Bidegain Pereira comentou:

14 fevereiro 2014 at 17:28.

Manual para Fotografias e Telerradiografias com fins Ortodônticos e Ortopédicos

Toda a avaliação sequencial carece de uma sistemática de observação, para que as conclusões sejam válidas.
Ainda que está premissa seja aceita por todos, contempla-se em excelentes revistas da Ortodontia e Ortopedia brasileira, relato de primorosos casos clínicos com imagens fotográficas que não seguem este preceito.
Isto motivou a criação deste Manual, que mostra com clareza e riqueza de imagens, a sistemática correta de posição da cabeça e da máquina fotográfica para nas fotografias Ortodônticas, Ortopédicas e Ortognatas, enfatizando as determinações nacionais e internacionais.
Há ainda demonstração de utilização de algumas das ferramentas do Adobe Photoshop para edição de imagens.
O Manual de autoria de Kyria Spyro Spyrides, Silvia Helena Vieira Bastos e eu está, gratuitamente, a disposição da comunidade científica da Odontologia em:
http://www.cleber.com.br/temp/manual_atualizado.ppt

Cléber Bidegain Pereira comentou:

16 fevereiro 2014 at 16:13.

É preciso que se tenha uma única sistemática para observação sequencial na Ortodontia e Ortopedia.
Já existe uma, universalmente reconhecida, que é com o Plano de Frankfurt na horizontal.
Para mudar e abandonar o tradicional cefalostato com olivas é necessário que se apresentem muito bons motivos.

Veja os vídeos:

1. Controvérsia entre PNC e PFH:
2. Sugestões para fotografias intra-orais:

Paulo Sakima comentou:

24 março 2014 at 09:01.

Caro amigo Dr. Cléber,
muito obrigado por compartilhar estas informações. Existe uma riqueza de informações que é desperdiçada quando deixamos de fazer certos procedimentos relativamente simples, como fotografar a face junto à imagem frontal da oclusão e fotografar o paciente mordendo uma espátula de madeira. Usar as informações dos modelos gnatostáticos e da telerradiografia lateral também melhorarão muito a qualidade de nossas fotografias.
Um grande abraço

Cleber Bidegain Pereira comentou:

7 abril 2014 at 09:00.

Por certo que, no diagnóstico e planejamento da Odontologia, a posição da cabeça deve ser avaliada detidamente, pois posições inclinadas da cabeça, tanto no sentido transversal como postero-anterior, podem ser decorrentes de anormalidades, carentes de tratamento, ou simplesmente trejeitos de mímica facial.

O que não está certo, no nosso ponto de vista, é usar está posição anormal da cabeça, chamada por alguns autores de “Posição Natural da Cabeça” (PNC), como referência para estudos sequenciais, substituindo o consagrado Plano de Frankfurt.

Encontram-se, com muita frequência, inclinações da cabeça como recurso de mímica e graça.

Isto se observa em nosso redor e muito frequentemente nos apresentadores de TV, como Patrícia e até o Bonner, com sua tradicional postura reta, também torce a cabeça.

Certamente aqui, Marilyn Monroe posiciona a cabeça fora dos padrões normais, por trejeito de graciosidade. Não é esta sua posição normal da cabeça.

Da mesma forma outras imagens, abaixo, colhidas na internet.

Aqueles que optam pela PNC, ao invés de Frankfurt, para estudos sequenciais, devem ter dificuldade em escolher qual destas é a PNC.

Ler este comentário em PDF.

Veja mais sobre:

Qual sua opinião?