» Exaltação da Excelência em Odontologia

Exaltação da Excelência em Odontologia

banner_excelencia

 

 

 

 

O Simpósio Exaltação da Excelência em Odontologia tem a intenção de promover a boa odontologia que é praticada no Brasil.

Não se pretende criticar a odontologia de pouca qualidade, praticada por algumas clínicas massificadas, com preços baixos, as quais em alguns casos, compensam a pouca atenção do governo com a saúde dentária.

Casos clínicos primorosos serão divulgados, por todos os meios que dispormos, procurando motivar, aqueles que pode pagar, para que não se deixem seduzir por preços baixos.

Solicitamos aos Confrades e aos colegas em geral, em todas as especialidades, que nos mandem casos clínicos que publicaremos com o nome do profissional.  Estes podem ser somente fotografias “antes” e “depois” ou com documentação completa incluindo radiografias e tomografias se for o caso.

Coordenador deste Simpósio:
Guilherme Janson

Professor titular e chefe do Departamento de Ortodontia – Faculdade de Odontologia de Bauru, SP;
Acadêmico da Academia Brasileira de Odontologia;
Pós-doutorado Universidade de Toronto, Canadá.


11 comentários até agora...

Carlos Henrique Guimarães comentou:

22 fevereiro 2014 at 19:41.

O profissional de vanguarda deve se familiarizar com os novos conceitos de Diagnóstico tridimensional, Ancoragem esquelética, aparelhos autoligados, alinhadores transparentes e propulsores funcionais fixos na busca da excelência na Ortodontia.

Henrique Bacci comentou:

24 fevereiro 2014 at 10:42.

Sistema Laboratorial em Ortodontia Lingual: Bacci Bonding System – BBS

RESUMO

A importância da fase laboratorial em ortodontia lingual poderia ser resumida em promover uma solução para os problemas das variações anatômicas linguais, dos erros do posicionamento de braquetes, efetuar as sobrecorreções e para suprir as deficiências mecânicas dos aparelhos pré-fabricados. Uma infinidade de métodos foi sugerida para simplificar esse procedimento, entretanto, invariavelmente, a necessidade da formação de um “pad” compensatório entre a base do braquete e a superfície era concebida, gerando problemas de dificuldade de higiene para o paciente, queda frequente de braquetes, dificuldade de recolagem de braquetes, entre outros. A partir da introdução do braquete anatômico em 2006, foi possível a elaboração de um protocolo laboratorial inédito, que não exige máquinas especiais, nem modelos “set up” e pode ser realizada pelo próprio profissional com relativa simplicidade. A descrição do método proposto pelo autor é a essência desse trabalho.

Saiba mais sobre o BBS – Bacci Bonding System

Maurício Accorsi comentou:

26 fevereiro 2014 at 16:20.

A Associação Paranaense de Ortodontia promoveu uma campanha de valorização da especialidade e trouxe a tona a questão dos anúncios de aparelhos gratuitos e dos cuidados ao se procurar por tratamento ortodôntico. Acreditamos que é NOSSA a responsabilidade de esclarecer a sociedade sobre a área de atuação da Ortodontia em relação aos seus riscos e benefícios. Faz-se necessária uma mobilização das entidades estaduais, em conjunto com a ABOR, CFO, Ministério da Saúde e representantes do executivo e judiciário, para enfrentar de frente a questão da prática ortodôntica no Brasil, que em muitas situações trata-se de uma questão policial e de saúde pública. Porém, o primeiro e mais importante passo deve ser dado por nós, em nosso dia-a-dia, valorizando a profissão e educando o nosso cliente. Práticas como a oferta de serviços gratuitos, consultas etc., só prestam a quem quer tirar proveito da nossa especialidade e representam um desserviço a saúde e bem estar da população.

José Cicero Dinato comentou:

4 março 2014 at 18:44.

REABILITAÇÃO TOTAL FIXA

José Cícero Dinato
Leandro Soeiro Nunes
Thiago Revillion Dinato

 
Apesar dos novos paradigmas nos campos de prevenção e tratamento em saúde bucal, infelizmente ainda há uma significativa parcela da população mundial que faz uso ou necessita de próteses totais. Segundo o Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, realizado em 1986 em zonas urbanas no Brasil, 50% da população entre 50 e 59 anos – maior faixa etária pesquisada – era edêntula e 72% usava ou necessitava de prótese total.

De acordo com o relatório do Levantamento das Condições de Saúde Bucal da População Brasileira, realizado em 2003 (SB Brasil), 57,91% das pessoas entre 54 e 64 anos usam prótese total superior e 24,84%, total inferior.

A população idosa no Brasil configura um contingente de quase 15 milhões de pessoas, podendo chegar a mais de 30 milhões em um período de 20 anos, segundo dados de 2000 do IBGE. Apesar disso, ações programáticas de saúde bucal voltadas à terceira idade são praticamente inexistentes no Brasil. Também são restritos os serviços odontológicos públicos destinados ao público adulto, limitando-se, muitas vezes, a práticas mutiladoras.

Portanto, estima-se que a prevalência de portadores de próteses totais no Brasil irá permanecer extremamente elevada por muito tempo. A maioria dos portadores de prótese totais vive insatisfeita com os resultados obtidos nesse tipo de reabilitação. Os problemas, fonéticos, funcionais, estéticos e principalmente emocionais que surgem com o uso prolongado da prótese total causam às pessoas dificuldade de se relacionar social e afetivamente. Os implantes osseointegrados representam hoje uma alternativa confiável na reabilitação dos pacientes edêntulos, tanto em maxila como em mandíbula.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As inovações tecnológicas na odontologia têm garantido não só maior facilidade ao clínico em seu dia a dia como também maior segurança ao paciente. Ao oferecer uma melhor previsibilidade no planejamento e na execução de diferentes técnicas, geram, ainda, resultados mais próximos do ideal e intervenções menos invasivas de uma forma geral. Dentre todas as inovações, pesquisas e novas tecnologias disponíveis hoje aos cirurgiões-dentistas e pacientes, foram destacados, neste capítulo, o planejamento virtual e a cirurgia guiada, processos que agregam benefícios aos dois públicos quando corretamente aplicados e realizados.

A tecnologia virtual CAD-CAM permite, entre outras possibilidades, um planejamento que minimiza as chances de erro ao inserir previamente em sua programação de software as principais variáveis a serem consideradas pelo cirurgião-dentista. A etapa de planejamento, fundamental para o sucesso de qualquer tratamento, adquire relevância e foco, e possibilita ao cirurgião-dentista a cuidadosa avaliação das condições presentes, simulando alternativas e antecipando problemas que podem ser evitados.

De forma sistêmica e integrada, informações clínicas se transformam em imagens em um ambiente virtual e interativo. Os guias cirúrgicos e as estruturas metálicas das próteses podem, então, ser elaboradas com maior precisão e adaptabilidade por meio da estereolitografia e da usinagem guiada. Assim, a transferência do planejamento virtual para o ambiente clínico se dá
de forma segura, também pela renovação da etapa de fundição tradicional, com a substituição do processo da cera perdida pela usinagem industrial das infraestruturas protéticas, gerando vantagens nos aspectos mecânicos e biológicos.

Nas reabilitações unitárias e parciais, a contribuição da cirurgia guiada não é tão evidente quanto no caso das reabilitações totais. Porém, pode garantir maior precisão ao processo de colocação dos implantes em comparação à cirurgia tradicional. As vantagens da cirurgia guiada são inúmeras, as mais importantes relacionadas com menor tempo de tratamento, maior segurança e previsibilidade de resultados e maior conforto ao paciente. As desvantagens se relacionam, basicamente, com os valores envolvidos, pois o custo do guia cirúrgico encarece o tratamento para o paciente, embora seu retorno mais rápido para atividades profissionais e pessoais deva ser considerado nesta equação.

Embora ainda seja uma técnica inacessível para muitos, a implantodontia vem se popularizando e ajudando a minimizar problemas decorrentes da perda dos dentes, como o comprometimento da qualidade de vida e da saúde do paciente. Em um país como o Brasil, em que os investimentos na saúde da população, tanto em prevenção como em tratamento, ainda estão longe do ideal, os profissionais da saúde convivem com realidades tão distintas quanto aquelas que compõem a nossa sociedade, com suas desigualdades e mazelas. Porém, esta situação desfavorável não deve impedir que tratamentos de ponta sejam conhecidos, dominados e divulgados. Nós, profissionais de saúde, sabemos que esta contínua atualização e busca pelo aperfeiçoamento é parte do nosso ofício e motivação, e parte do compromisso com esta mesma sociedade que se mostra tão heterogênea em suas necessidades.

A busca contínua pela excelência se traduz em uma maior satisfação dos pacientes, que poderão contar com um trabalho de reabilitação mais longevo, confiável e satisfatório. Assim, tecnologia, rigor científico, inovação e pesquisa podem cumprir com aquela que deveria ser a finalidade última de todo esforço
humano, promovendo felicidade e saúde e beneficiando o maior número possível de pessoas.

(A) Duplicação da prótese total superior para confecção do guia cirúrgico.
(B) Cirurgia de reconstrução óssea e colocação imediata de implantes.
     Nota-se grande perda óssea.
(C) Enxerto na cavidade do seio maxilar com substituto ósseo derivado do
     componente mineral de ossos bovinos (GeistlichBio-Oss).
(D) Perfuração para colocação dos implantes orientada pelo guia cirúrgico.
(E) Enxerto ósseo com biomaterial (GeistlichBio-Oss) por toda a área
     vestibular do rebordo.
(F) Aspecto da gengiva 45 dias após a colocação dos pilares na segunda fase
     da cirurgia.
(G) Colocação dos transferentes de moldeira fechada para moldagem de
     localização dos minipilares cônicos (Neodent, Curitiba).
(H) Aspecto oclusal com os transferentes. Observar posicionamento ideal dos
     implantes conseguido por meio do uso do guia.

 
Mais informações no livro “Noções de Próteses Sobre Implantes”
Autoria de José Cicero Dinato – Série ABENO, Editora Artes Médicas.

Cléber Bidegain Pereira comentou:

11 março 2014 at 16:00.

Oi José Cicero! Esplêndido teu trabalho! Quem está no fim da estrada dá vontade de iniciar tudo de novo…

André C. Lemos comentou:

14 março 2014 at 16:22.

“Tratamento Conservador de Cisto Dentígero Agressivo em Maxila” – caso clínico.

Autores:
– André C. Lemos
– Felipe L. Martins
– Fernando V. Gomes

Leia documento na íntegra.

Cléber Bidegain Pereira comentou:

23 março 2014 at 18:43.

Restauração estética do sorriso.



Protetor de tireoide

Restauração estética do sorriso

Maurício Accorsi comentou:

22 abril 2014 at 18:12.

Ortodontia 3D

Dedicada aos que estão interessados em conhecer as novas tecnologias para o diagnóstico 3D e o planejamento virtual em Ortodontia e Cirurgia Ortognática.

A página traz conceitos básicos, princípios de aquisição das imagens digitais 3D por meio da TC Cone-beam e modelos 3D, além de novas ideias e protocolos para a utilização dessas novas tecnologias na prática clínica e pesquisa científica.

Mais informações: http://loja.editoranapoleao.com.br/index.php/odontologia/diagnostico-3d-em-ortodontia-a-tomografia-cone-beam-aplicada.html

Cléber Bidegain Pereira comentou:

22 abril 2014 at 18:38.

Nos anos 90 tive a glória de contribuir com a ortodontia, em casos cirúrgicos da genial e pioneira Edela Puricelli.

Veja caso em: http://www.cleber.com.br/lindami1.html


Protetor de tireoide

Restauração estética do sorriso

Naquela época, além do exame clínico, sempre valioso, planejávamos, o mais minuciosamente possível, em telerradiografias e fotografias frontais e perfil. Porém, era a extrema habilidade, sabedoria e improvisação do cirurgião que fazia as adequações, reveladas no ato cirúrgico. O planejamento era feito em duas dimensões e, algumas vezes, a terceira dimensão surpreendia…

Agora, quando proliferam no Brasil, maravilhosos e primorosos cirurgiões ortognatas, surgem os recursos de planejamento em 3D. As surpresas quase desaparecem e o planejamento é bem mais seguro. O tempo de planejamento aumentou, mas o valioso tempo cirúrgico diminui e os procedimentos aproximam-se da matemática. Não que agora seja mais fácil para o cirurgião, que segue necessitando a excelência em habilidade e saber. Mas, os resultados são mais previsíveis.


Protetor de tireoide

Restauração estética do sorriso

Imagens colhidas em Cirurgia Ortognata em Discussão, de Maurício Accorsi.

Henrique Bacci comentou:

22 maio 2014 at 09:46.

Ortodontia Lingual e sua Viabilidade Atual

Uma parte considerável dos pacientes adultos não se submete ao tratamento ortodôntico por que não sente à vontade portando os aparelhos fixos convencionais. Partindo-se da premissa que a principal queixa dos pacientes adultos esteja relacionada com o alinhamento dos dentes, somando-se à evolução das técnicas ortodônticas com aparelhos fixos linguais e dos alinhadores transparentes removíveis (aligners), o interesse pelos aparelhos considerados “invisíveis” (ou, mais propriamente, mimetizados) é factível e ascendente.

A Ortodontia Lingual é uma técnica de correção ortodôntica em que os braquetes são fixados na face lingual com o intuito de preservar ao máximo a estética do paciente, sendo que os primeiros relatos de tratamentos realizados com esses aparelhos datam da década de 1970. Nesse contexto, a fase laboratorial assume importância em ortodontia lingual e sempre foi alvo de intensa discussão, pois existe uma infinidade de métodos, grande parte deles derivados do CLASS (Custom Lingual Appliance Set up Service). O sistema laboratorial CLASS, por sua vez, baseia-se na construção de um set up ortodôntico, de um arco ideal e da customização da base dos braquetes linguais por meio da adição de uma camada em resina composta. Ainda hoje, a confecção do set up ortodôntico é um procedimento que permanece norteando a maioria dos sistemas laboratoriais linguais, até mesmo aqueles mais recentemente idealizados.

Em 2009, o autor introduziu para o sistema laboratorial de colagem indireta de braquetes linguais Bacci Bonding System (BBS) método que se fundamenta na adaptação dos braquetes linguais de base anatômica (In-Ovation L, Dentsply GAC) em sua posição padrão (fundo da fossa lingual) sem a utilização de set ups ortodônticos ou equipamentos especiais. O método foi detalhado no livro “Ortodontia Lingual: o Segredo por Trás do Sorriso” e vem sendo adotado por especialistas em ortodontia no Brasil e América Latina. Um caso clínico em que os parâmetros do método laboratorial BBS são utilizados é apresentado nesse trabalho.

Clique aqui para ler o artigo completo em PDF.

Cléber Bidegain Pereira comentou:

4 junho 2014 at 09:19.

ASSIMETRIA FACIAL EM FOTOGRAFIAS FRONTAIS

MATERIAL: Fotografias frontais da face, lábios em repouso, indivíduos adultos, colhidos no acervo do Dr. José Lucas Barbosa, de Curitiba. Dentro das limitações existentes, a amostra pretende ser caucasiana, baseada na cor da pele, leucodermas e outros caracteres bem definidos. Foram eliminados da amostra os poucos melanodermas e feodermas. Também eliminados aqueles em que o paciente não foi posicionado bem de frente. A amostra não é aleatória, pois consta de indivíduos que, na grande maioria, procuraram tratamento ortodôntico, portanto portadores de algum tipo de má oclusão. Serão avaliados mil casos.

MÉTODO: Padrão das imagens, tamanho com altura de 530 pixels e nariz colocado aproximadamente no centro da imagem. O propósito é dividir a face ao meio, no sentido vertical, determinando uma linha correspondente ao Plano Médio Sagital (PMS) e observar os desvios.

Leia mais: arquivo em PDF.

Qual sua opinião?