» Scanner Intra-Oral

Scanner Intra-Oral

banner_Scanner Intra-Oral

Hoje a tecnologia CAD/CAM está revolucionando a Odontologia moderna e já está no dia-a-dia de muitos laboratórios e clínicas odontológicas especializadas no Brasil.

O termo CAD/CAM é uma sigla que, em livre tradução, significa “desenho guiado por computador”. De forma simplificada, pode-se dizer que o sistema CAD é dividido em procedimentos intraorais e de laboratório, e é um sistema composto por um scanner que faz a varredura das estruturas a serem copiadas, seja em boca, com scanner intra-oral ou em modelos de gesso, e um software que irá receber estes dados, gerando uma imagem tridimensional das estruturas escaneadas. O software permite que o operador do sistema faça o desenho virtual dos elementos necessários ao trabalho proposto, reconfigurando forma e função com extrema acuidade e precisão. A partir deste desenho guia é possível evoluir para o desenho virtual final de coroas totais, inlays, onlays, facetas, pilares personalizados, pontes fixas, copings, infraestruturas de pontes e planejamento ortodôntico e cirurgias ortognatas, entre outras.

(Adaptado de Editorial ProteseNews 2014;1(1) – Adilson Fuzo e José Cícero Dinato)

Thiago Revillion Dinato utilizando na sua clínica o scanner intra-oral


18 comentários até agora...

Bruno Gribel comentou:

7 julho 2014 at 14:42.

O scanner intra-oral não tem radiação. São 1000 fotos 3D tiradas por minuto e a combinação delas com um giroscópio (semelhante ao iPhone) permite que as imagens sejam “costuradas” com até 15 micra de precisão.

Guilherme V. de Leon comentou:

9 julho 2014 at 16:55.

Depois de 3 meses de experiência com o scanner intra-oral estou satisfeito, extremamente satisfeito com o equipamento. É uma tecnologia de fácil manuseio, proporciona conforto aos pacientes, agilidade no atendimento, e corta custos de insumos até então básicos como alginato e gesso. Utilizo-a para ortodontia e implantodontia.

Cléber Bidegain Pereira comentou:

14 julho 2014 at 14:07.

José Cauduro e Bruno Gribel: o Ac. José Cícero Dinato e outros fizeram demonstrações ao vivo com o Scanner intra-oral, ressaltando sua precisão.

Ana Paula comentou:

14 julho 2014 at 16:57.

Na prática, como é usado na clínica radiológica? Qual o custo benefício?

Cristiane comentou:

14 julho 2014 at 19:01.

Gostaria de saber mais a respeito dessa nova tecnologia. Principalmente, questões como fidelizar os solicitantes que ainda tem certa dificuldade de abrir mão dos modelos de gesso.

Rodrigo Beledelli comentou:

14 julho 2014 at 19:32.

Creio que a tecnologia do scanner intra-oral substituirá em breve os modelos de gesso e todo seu trabalhoso e demorado processo de confecção. Entretanto, ainda me assusta o valor do equipamento e tenho dúvidas em relação ao tempo de aquisição das imagens, que parece-me ser consideravelmente maior quando comparado a moldagem tradicional.

Nelma Maria de Freitas comentou:

14 julho 2014 at 20:09.

Guilherme De Leon…
Gostaria de saber sobre o tempo de escaneamento… pode me dizer? E se teve boa aceitação pelos seus indicadores.

Cleber Bidegain Pereira comentou:

15 julho 2014 at 07:08.

Oi Rodrigo Beledelli!

Tens razão em acreditar que estas novas tecnologias vão substituir os materiais de modelagem e os modelos em gesso. Tenho plena convicção disto. Veja apresentação sobre o tema que está em:

http://www.cleber.com.br/temp/ago/20corig.ppt

Demora um pouquinho para baixar, mas é gratuito. No final desta apresentação há uma bibliografia. Quanto ao tempo de aquisição das imagens vamos aguardar o que respondem os usuários deste sistema: José Cicero Dinato, Guilherme V. de Leon e Bruno Gribel.

Nelma Maria de Freitas comentou:

15 julho 2014 at 08:02.

Ana Paula,

No meu entendimento, o scanner intra-oral será usado pelo clinico que colhe as imagens direto no seu paciente. Caberá ao Centro de Prótese elaborar os trabalhos propostos, em cima destas imagens. Por intermédio desta, peço ao José Cícero Dinato, que apresentou esta tecnologia, tanto a parte clínica quanto protética, no 20º CORIG, relate sucintamente, a nível clinico o sistema CAD/CAM. Na apresentação referida acima há um Editorial do Jose Cícero, onde descreve este sistema. O custo aproximado deste equipamento (scanner intra-oral), segunda informações que disponho é em redor de 140 mil reais.

Aos Centros de Radiologia, caberá de imediato, a aquisição de imagens de modelos em gesso e transformados em MODELOS 3D. Veja Blog referente a este assunto em:

http://www.rvacbo.com.br/blog/?page_id=57

O custo do scanner de modelos em gesso, no meu conhecimento, anda em redor de 50 mil reais com tendência a baixar, como acontece com os produtos de informática que, com o tempo, baixam seus preços.

Cleber Bidegain Pereira comentou:

15 julho 2014 at 08:20.

Oi Ana Paula.
Na prática, atualmente, o scanner intra-oral é usado pelo clínico direto em seu paciente. Mas, considerando que o equipamento é relativamente fácil de ser transportado e o investimento alto, não estaria fora de cogitação de que o Laboratório de Prótese, o Centro de Radiologia ou uma empresa de Odontologia fosse até ao clinico e, em seu consultório, fizesse a aquisição de imagens, que poderia ser em diversos pacientes, previamente agendados… É uma ideia… Quanto a custos, quem comercializa o scanner intra-oral no Brasil é a COMPASS, podes te dirigir direto para eles.

Guilherme De Leon comentou:

15 julho 2014 at 10:24.

Bom dia a todos!

O tempo de escaneamento depende basicamente da habilidade do operador e anatomia do paciente. Meus primeiros casos chegaram a levar 20min. Hoje consigo escanear uma arcada completa em menos de 6min.

O custo do equipamento realmente é alto, R$160.000,00. Mas como qualquer outra tecnologia, acredito que em um médio prazo esse valor irá diminuir consideravelmente.

E por fim, com relação a aceitação, na minha opinião isto é muito relativo. Depende da sua região, do seu relacionamento com o mercado, e também do seu empenho e ensinar a respeito de uma nova tecnologia. Mas como alguns comentaram aqui, naturalmente este será o caminho, mais cedo ou mais tarde.

Bruno Gribel comentou:

15 julho 2014 at 10:40.

O tempo de aquisição é de 1 minuto por arcada, menos de 5 minutos incluindo o registro da oclusão. O novo Trios HD faz fotos em alta resolucao e pode substituir tb as fotografias intra-orais. Sem erro de foco, flash, posicionamento ou espelhos arranhados. O equipamento custa por volta de 140 mil reais.

Nelma Maria de Freitas comentou:

15 julho 2014 at 14:15.

Fiquei maravilhada a 1ª vez que vi o vídeo do equipamento TRIOS HD… Fantástico!!!! Eu acredito que a substituição dos modelos de gesso convencionais será mais rápido do que imaginamos, da mesma forma que os sistemas analógicos de RX foram rapidamente substituídos pelos digitais… é esse o caminho…

José Cícero Dinato comentou:

16 julho 2014 at 08:34.

Na qualidade de usuário do sistema CAD/CAM, respondendo ao Rodrigo Beledelli, podemos considerar que o investimento na aquisição destes equipamentos e programas ainda é alto. Porém, o tempo de escaneamento é bem menor que tempo de uma boa moldagem.
Cícero

Iara Odila Noceti Ammon comentou:

16 julho 2014 at 11:31.

Minha formatura em Odontologia foi em 1961, o primeiro curso a se formar na recém criada Universidade Federal de SC. A odontologia evoluiu muito nestes últimos 50 anos e eu sou grata a Deus por ter conseguido acompanhar esta revolução principalmente no campo da prevenção e claro, no uso das diversas tecnologias atuais … de novos materiais, de imagem – tecnologias digitais, etc,

PS: ainda atendo na minha Clínica de Odontopediatria.

Cléber Bidegain Pereira comentou:

16 julho 2014 at 17:11.

É fantástico o que está acontecendo com as novas tecnologias na Odontologia. Agora surge um scanner da face. Vejam no endereço abaixo:

http://www.zirconia.com.br/novidades/?utm_source=parceiros&utm_medium=emkt&utm_term=novidades&utm_content=video&utm_campaign=novidades

Nelma Maria de Freitas comentou:

17 julho 2014 at 08:29.

Assisti o vídeo indicado pelo Dr. Cléber Bidegain e é realmente fantástico o scanner de face. Vale a pena ver!!!!!

Elvira Gomes Camardella comentou:

26 julho 2014 at 08:03.

O progresso atual é o próximo passo para um futuro promissor, que através do conhecimento os tratamentos odontológicos, bem administrados vão auferir como consequência excelentes resultados, em todas as áreas da Odontologia principalmente. Elvira Gomes Camardella

Qual sua opinião?