Aspectos Epidemiológicos das Doenças Não Transmissíveis e Sua Relação Com a Saúde Bucal

Roberto Braga de Carvalho Vianna

Resumo


A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem trabalhado nos últimos anos para aumentar a conscientização sobre a importancia da saúde bucal em todo o mundo.

A doença bucal é um grande problema de saúde pública tanto, nos países de alta renda, como o peso das doenças por via oral está crescendo muito nos países de média e baixa renda. A estratégia recomendada para combater esta situação foi discutida pela OMS e pela ONU em uma reunião conjunta em setembro de 2011. Os chefes de estados de todos os paises membros unanimamente decidiram recomendar que a prevenção das doenças bucais e a promoção da saúde bucal precisa ser integrado tanto com a prevenção das doenças crônicas, como com a promoção da saúde em geral.

Esta resolução nos levou a fazer a presente revisão da literatura abordando a inter-relação das doenças não transmissíveis com a doença bucal em todos os seus aspectos essenciais e epidemiológicos, além de situar a importância da promoção da saúde integral para prevenir este quadro nosológico. Os principais fatores de risco para a doença bucal são comuns às doenças não transmissíveis mais frequentes como a doença cardíaca, a cardio vasculares, o câncer, a diabetes, e a doença respiratória entre outras e são semelhantes em todo os países.

O uso do tabaco, dos alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, do sal e açúcar (especialmente em bebidas açucaradas), a inatividade física e o consumo nocivo de álcool estão presentes ou causam mais de dois terços de todos os novos casos de doenças não transmissíveis.

Nos últimos 50 anos,os estudos relacionados com a etiologia e patogênese da doença periodontal nas suas interações com o hospedeiro ocorreram em três fases ou eras : a era da etiopatologia (ou parasita-hospedeiro), a era associada aos fatores de risco, e, mais recentemente, a era da doença periodontal sistêmica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529