Conhecendo mais sobre a Ortodontia Lingual

Valter Ossamu Arima

Resumo


A técnica da Ortodontia Lingual segue os mesmos princípios do aparelho ortodôntico convencional externo, porém a colagem por trás dos dentes torna o tratamento mais estético e com resultados excelentes também. Sua metodologia surgiu no Japão em 1970, e logo em seguida passou a ser praticada também nos Estados Unidos e Europa.

No Brasil, começou a ser praticada a partir de 2000, com a fundação da Associação Brasileira de Ortodontia Lingual (ABOL). O Dr. Marcelo Marigo foi um grande incentivador para a criação da ABOL como um dos Membros Fundadores e como primeiro Presidente. Atualmente a ABOL é presidida pela Dra. Rita Baratela Thurler, e conta com 96 sócios contribuintes, dos quais 13 são sócios efetivados. Estes foram aprovados para Membro Efetivo mediante a apresentação de 01 caso clínico diante da Comissão Organizadora, composta por 4 Membros. A ABOL também organiza cursos teóricos, laboratoriais e prática clínica.
A World Society of Lingual Orthodontics (WSLO) foi fundada no ano de 2004 em Barcelona, e começou a contar com inúmeros profissionais que se associavam a esta Entidade. O Dr. Hee-Moon Kyung (Coreia do Sul) é o atual Presidente da WSLO. Para se tornar um Active Member desta Sociedade, é necessária a apresentação de 03 casos clínicos para a banca examinadora.
A partir desta aprovação, os candidatos podem se submeter à prova do Board Lingual, no qual é obrigatório a defesa de 08 casos clínicos de excelência. As categorias de maloclusão requeridas nos casos são divulgadas pelo Presidente da World Board of Lingual Orthodontics (WBLO), o Dr. Giuseppe Scuzzo, da Itália. O Presidente juntamente com mais 3 examinadores, irão avaliar a prova do Board Lingual Mundial.
O padrão para a prova do Board Lingual foi inspirado no European Board e na American Board da técnica convencional, com objetivo de manter o alto nível de Excelência para a prática Lingual também. O exame é realizado em Congressos Internacionais a cada 2 anos, promovidos pela WSLO. O certificado de Board tem como fundamento elevar o conhecimento científico e a prática da técnica, em busca de um alto padrão para o tratamento lingual, já então difundido em diversos países.
Até o presente momento, 12 profissionais ao todo obtiveram este título. A conquista deste diploma da WBLO é representada por 7 profissionais da Ásia, 4 da Europa e 1 da América.

Texto por Valter Ossamu Arima

Comentário do Editor Chefe da RV AcBO:
Valter prestou exame e foi aprovado no WBLO com louvor, tanto assim que já foi convidado para fazer parte da banca examinadora, do próximo exame, que será no Congresso de Ortodontia Lingual na Coréia do Sul.


Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529