REABILITAÇÃO OROFACIAL: REJUVENESCIMENTO FACIAL ATRAVÉS DA INTER RELAÇÃO PRÓTESE E HARMONIZAÇÃO OROFACIAL

Marcela Fernandez Fernandez

Resumo


A proposta desse trabalho é de apresentar uma revisão de literatura associando reabilitação oral e harmonização facial, conferindo melhoria a todos os terços faciais. Reestabelecer o sistema estomatognático, se faz imprescindível para reestruturar as dimensões face, visto que o terço inferior é de grande impacto na estética. O entendimento do processo de envelhecimento, é um fator crucial para resolubilidade e definição de um bom plano de tratamento. Os procedimentos padrão ouro de escolha para o rejuvenescimento, consistem basicamente no levante de mordida, aumentando a proporção do terço inferior, e lançando mão paralelamente a procedimentos estéticos, como por exemplo:  a aplicação de materiais preenchedores para melhoria de sulcos e devolução de contornos, toxina  botulínica para atenuação de rugas, bioestimuladores de colágeno para melhoria da espessura dérmica, fios de polidioxanona para tracionamento de tecidos e estímulo de colágeno. A união dessas duas especificidades traz uma importante contribuição para  o bem-estar  funcional e estético da paciente.


Palavras-chave


harmonização facial, prótese dentária, rejuvenescimento

Texto completo:

PDF

Refer?ncias


BRITO, A.B.; NOGUEIRA, P.H.; FERREIRA, L.P.C. Interação entre prótese total e preenchimento facial: uma alternativa estética viável para pacientes desdentados totais. R Funec Cient Multdisc, v.6, n.8, p.60-74, jan./dez. 2017.

RIOS, M. Harmonização orofacial: um novo conceito na odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2017.

SOUZA, C.B.; GUERRA, G.; BARBOSA, A.M.; PORTO, C.C. Rejuvenescimento facial por intervenção miofuncional estética. Rev. Med Cutan Iber Lat Am, v.41, n.4, p.165-171, 2013


Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais 2024 Revista da AcBO - ISSN 2316-7262

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529