Descrição dos sete tipos de braquetes linguais pré-fabricados disponíveis no Brasil e comparação entre eles, incluindo vantagens e desvantagens de cada um

Liana Lima Pinheiro

Resumo


Os braquetes convencionais, desde a criação, vêm sofrendo modificações, visando aperfeiçoar a mecânica ortodôntica e promover conforto para o paciente. É fundamental avaliar as características anatômicas e funcionais para entender o que cada uma representa de vantagem dentro de um tratamento. Existem centenas de tipos diferentes de  braquetes convencionais, porém não temos no mercado a mesma disponibilidade de  braquetes linguais.  No Brasil existem sete marcas de braquetes linguais disponíveis no mercado oficial. Todas apresentam características bem distintas, o que não permite uma forma de trabalho similar. A primeira marca vendida no Brasil (ORMCO) foi descrita, assim como a fase laboratorial necessária para validar a precisão da prescrição devido às falhas da anatomia lingual. Outras seis marcas comerciais de igual importância foram revisadas.  As sete marcas de braquetes linguais foram  comparadas no que diz respeito à espessura vestíbulo-lingual, largura mésio-distal da base, largura mésio-distal do corpo,  distância  inter-braquetes,  altura cérvico-incisal da base, formato da base, presença de ganchos, tamanho e direção de inserção do encaixe do fio (slot), prescrição, necessidade de fase laboratorial e presença de plano de mordida nos dentes anteriores superiores. Observações clínicas foram feitas visando permitir que o  profissional consiga aproveitar o que há de melhor em cada marca comercial, indicando os braquetes de acordo com a necessidade da mecânica de tratamento e não de acordo com um modismo.

Palavras-Chave: Braquete Lingual, Ortodontia Lingual, Slot do Braquete.

Abstract: The conventional brackets, since the creation, have been modified in order to improve orthodontic mechanics and promote patient comfort. It is important to evaluate the anatomical and functional characteristics to understand what they represent as an advantage within treatment. There are hundreds of different types of conventional braces, but we don´t have the same market availability of lingual brackets. In Brazil there are seven brands of lingual braces available on the official market. All have very different characteristics, which doesn´t allow a similar way of working. The first brand sold in Brazil (ORMCO) was described, as well as the laboratory phase needed to validate the accuracy of brackets´ prescription due to the variability of lingual anatomy. Six other trademarks of same importance were reviewed. The seven lingual bracket brands were compared concerning to thickness, mesio-distal width of the bracket base and of the bracket body, interbracket distance, height and shape of the base, hooks, slot size and insertion, bracket prescription, need of laboratory phase, and if it has or not a bite plane on the anterior upper brackets. Clinical observations were performed in order to allow the professional to take advantage of what is best in each brand, indicating brackets according to the need of treatment mechanics.

Key Words: Lingual Bracket, Lingual Orthodontics, Slot


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529