A prática de ensino da Prótese Total nos cursos de graduação no Estado do Rio de Janeiro

Claudio Pinheiro Fernandes, Roberta Amorim

Resumo


A disciplina de prótese Total é de grande complexidade e aplicabilidade, pois exige um alto nível de habilidade científica e manual. Métodos de ensino podem estimular e, com isso, ajudar os alunos a entenderem melhor o tratamento de pacientes edentados. Uma pesquisa foi realizada com as Faculdades de odontologia do estado do Rio de janeiro com o objetivo de fazer um levantamento sobre o ensino da Prótese Total no Estado. Através de um questionário, as faculdades respondiam sobre questões referentes às condições didáticas do ensino da disciplina. O índice de respostas foi de 61,1%. Observou-se uma grande variedade das referências bibliográficas, porém uma similaridade entre as faculdades com relação às aulas teóricas e laboratoriais ministradas, com diferenças apenas quanto ao período em que as mesmas se iniciam. Com relação à clínica, todas começam entre o terceiro (5º e 6º período) e quarto (7º e 8º período) ano de faculdade e apenas duas faculdades não tinham uma clínica exclusiva de prótese total. O uso de métodos alternativos de ensino, como apostilas, vídeos, entre outros também foi citado pelos entrevistados. Neste questionário foi abordado os pontos positivos e negativos do ensino da Prótese Total de cada faculdade, onde, praticamente todas as faculdades concordam que deveria haver um aumento da carga horária. Um caso clínico foi relatado e os entrevistados deveriam responder de acordo com o que é ensinado aos alunos, as respostas tiveram uma pequena variação entre as faculdades. Através deste trabalho é possível concluir que as Faculdades não seguem um padrão comum de ensino, porém a busca por um ensino de melhor qualidade é o objetivo de todos.

Palavras-chave: Currículo, Prótese Total, Questionário

Abstract: Undergraduate teaching of Complete Dentures is a complex discipline, as it demands high level of scientific and manual skills. Teaching methods may stimulate and thus help young dental students to better understand the treatment of edentulous patients. A research was made with the Rio de Janeiros Dental Schools. The aim was to make a descriptive study about the Complete Dentures teaching methods. With a questionnaire, the Dental Schools answered about the disciplines didactic condition. Eleven of the eighteen invited Schools answered the questionnaire. It was possible to observe a large variety of reference. But, there was a similarity about the theory and laboratorial classes, with a difference only with the starter term. About the clinic, they all begin between the third (fifth and sixth semester) and fourth year (seventh and eighth semester).Two of the Dental Schools has no exclusive Full Dentures clinic. The usage of alternatives teachings methods as manuals, videos and show cases were mentioned by the participants. In the questionnaire, the positive and negative points about the Complete Dentures teaching in each Dental School were asked. Practically, all participants agreeded a need for a increasing of the teaching hours. The participants also answered a clinical case, in what there was a little variation with the results. With this study, it is possible to conclude that the Dental Schools dont follow any teaching parameter. However, it seems to be an objective of all Dental Schools a better quality of teaching.

Keywords: Curriculum, Full Denture, Questionnaire


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