ODONTOLOGIA DIGITAL

Fernando Vacilotto Gomes

Resumo


Uma nova perspectiva...

 

Finalizado o preparo coronário para confecção de uma metalfree, o velho e bom fio retrator é colocado para que consigamos copiar todo o término do preparo. Aí, então, a escolha da moldeira é a próxima etapa do check list pré-moldagem. Preferencialmente, uma silicona de adição é selecionada, importada, com presa não muito lenta, de fácil manuseio e com mínima distorção! Assim, para descontentamento de alguns pacientes, informamos sobre a moldagem, que será rápida e com mínimo desconforto possível. Posteriormente, encaminhamos os moldagens ao laboratório que vazará estes com gesso e dará continuidade a ceramização da peça.

Até poucos anos atrás e ainda hoje essa rotina sucede-se de consultório em consultório, em diversos países, com um protocolo rígido e já pré-estabelecido. Hoje, e na perspectiva que se sucede, a odontologia digital será o dia-a-dia da clínica, sem moldagens, sem gesso, apenas com novos equipamentos eletrônicos ligados aos nossos notebooks, ipads e iphones. Instrumentais como por exemplo o 3Shape® farão um escaneamento dos dentes em poucos segundos, encaminhando esta moldagem virtual ao computador, onde, ligeiramente, um técnico treinado fará o enceramento virtual da peça dentária e em torno de 15 a 30 minutos um dente será esculpido e entregue para o paciente!  Rápido, fácil e imediato!

Isso não é novidade, já é realidade. O que ainda nos afasta de tal tecnologia que já se utiliza, porém em pouca quantidade, é o valor de aquisição desses equipamentos. Logicamente, como tudo, em poucos anos será o carro chefe do Cirurgião-dentista, independentemente de sua especialidade e de seu talento técnico...

Um até breve! Com carinho,

 

Fernando Vacilotto Gomes

Editor-Chefe da RvAcBO


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da AcBO - ISSN 2316-7262

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529