Eroos na Aquisição de Radiografias Periapicais Realizadas por Acadêmicos do Centro Universitário UNIRG

Nayene Leocádia Manzutti Eid, Geraldo Magalhães Filho

Resumo


O exame radiográfico é um valioso método auxiliar de diagnóstico disponível à prática Odontológica, podendo ser utilizado pelo cirurgião dentista previamente, durante ou após qualquer procedimento clínico, considerando as necessidades para sua realização e as indicações precisas de cada técnica. As técnicas radiográficas intrabucais são bastante minuciosas e são as mais executadas em Odontologia, no entanto, a interpretação da imagem radiográfica pode ficar prejudicada quando falhas ocorrem no momento da exposição dos filmes aos raios X, ou durante o processamento dos mesmos. Este estudo teve por objetivo avaliar a incidência e os tipos de erros em radiografias periapicais cometidos por acadêmicos durante o atendimento de pacientes na Clínica de Endodontia da Faculdade de Odontologia do Centro Universitário UnirG, bem como investigar o conhecimento dos alunos sobre os erros cometidos e como proceder para corrigi-los. Das 50 radiografias analisadas, constatou-se que 48% apresentaram algum tipo de erro, sendo o posicionamento do cilindro do aparelho de raios X (54,2%) o mais frequente, seguido do erro de angulação vertical (41,7%), e falha no posicionamento do filme radiográfico (4,1%). Concluiu-se que a quantidade de radiografias inaceitáveis para diagnóstico, devido a falhas na execução da técnica radiográfica periapical, foi extremamente alta. Os erros de posicionamento do cilindro do aparelho de raios X e de angulação vertical foram reconhecidos pela maioria dos alunos; já, o erro de posicionamento do filme não foi reconhecido. Observou-se que muitos acadêmicos tinham dificuldades para corrigir estes erros, sobretudo os relacionados à angulação vertical e ao posicionamento do filme.


Palavras-chave


Radiologia odontológica, Radiografia periapical, Controle de qualidade.

Texto completo:

PDF

Refer?ncias


Brandt C, Fenyo Pereira M, Costa C, Varoli OJ. A influência do ensino da técnica radiográfica periapical do paralelismo preliminarmente ao da técnica radiográfica periapical da bissetriz. Rev Odontol Univ São Paulo, São Paulo, 1997, 11(2): 131-7.

Armstrong R. et al. Erros de técnicas radiográficas odontológicas. In: II Jornada On-line de Radiologia Odontológica, 2., 2008, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão, 2008. p.11 [acesso em 12 jul 2017]. Disponível em: http://www.antigomoodle.ufba.br/file.php/10047/Anais_jornada.pdf

TAVANO O. A obtenção de radiografias dentárias de qualidade na odontologia. Informativo de Divulgação Dabi Atlante, 2005, 4: 1-4, [acesso em 12 jul 2017]. Disponível em: http://www.dabiatlante.com.br/artigos/Radiografias-dentarias.pdf

Brasil. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 453, de 1 de junho de 1998. Aprova o Regulamento Técnico que estabelece diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, n. 103-E, p. 7-16, 1998. Seção 1

TOSONI GM, Campos DM, Silva MR. Frequência de Cirurgiões Dentistas que realizam exame radiográfico intrabucal e avaliação das condições para a qualidade do exame Rev. Odontol. UNESP, 2003, 32(1): 25-29.

Carvalho PL, Neves ACC, Medeiros JMF, Zollner NA, Rosa LCL, Almeida ETDC. Erros técnicos nas radiografias intrabucais realizadas por alunos de graduação. RGO, Porto Alegre, 2009, 57(2): 151-5.

Kreich EM, Queiroz MGS, Sloniak MC. Controle de qualidade em radiografias periapicais obtidas no curso de odontologia da UEPG. Publicatio UEPG Ciências Biológicas e da Saúde, 2002, 8(1): 33-45.

Pontual MLA, Veloso HHP, Pontual AA, Silveira MMF. Errores em radiolografias intrabucales realizadas em la Facultad de Odontologia de Pernambuco Brasil. Acta Odont Venez. 2005, 43:19-24.

Gómez CLF. Protocolo dos erros radiográficos: modelos de ensino e aprendizado em radiografia odontológica (técnica bite-wing). Tese (Doutorado em Radiologia). Faculdade de Odontologia de Ribeirão - Universidade de São Paulo; Ribeirão Preto, 2006.


Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da AcBO - ISSN 2316-7262

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529