"Fundamentos Interdisciplinares do Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Odontologia"  inova na abordagem técnica para planos de tratamento em saúde bucal, humaniza a relação dentista-paciente e abre novas perspectivas para a sociedade inclusiva.

Porto Alegre, 17 de julho, 2015

Universo pouco explorado na Odontologia, o atendimento de pacientes com necessidades especiais, passa a contar, a partir de 2015, com uma referência bibliográfica mais do que bem vinda. A novidade sai das mãos e da experiência da cirurgiã-dentista Sandra Delgado Pagnoncelli, docente na Faculdade de Odontologia da PUCRS, e se materializa no livro "Fundamentos Interdisciplinares do Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Odontologia".

Surpreendentemente inovadora para os padrões da literatura acadêmica, a obra de 364 páginas divididas em 13 capítulos de abordagem prática, não reúne apenas uma lista de procedimentos técnicos e suas execuções com o modelo do passo-a-passo. O formato inédito de apresentação literária humaniza a relação dentista-paciente e estabelece com mais clareza o que realmente são necessidades especiais.

"Um paciente infantil ou adulto, feminino ou masculino, que apresente uma condição diferente das condições de outros pacientes pode e deve ser considerado especial. Por exemplo, um adulto com diagnóstico HIV positivo não precisa deixar de se cuidar, abandonar a saúde bucal, por causa desse fator. O mesmo vale para as pessoas diabéticas, hipertensas, crianças com paralisia motora e assim por diante. Os profissionais da odontologia necessitam de orientação sobre o contexto das necessidades especiais, manejo, atendimento e plano de tratamento", explica Sandra.

Ao longo dos capítulos do livro fica evidente que o objetivo principal é o de desmistificar o universo das necessidades especiais nas diversas áreas da Odontologia, incluindo até mesmo a estética, a intervenção com uso de anestesia geral, a farmacologia, os exames radiográficos, a ortodontia, a periodontia, a terapia pulpar, as manifestações bucais, as reflexões legais e as peculiaridades no atendimento dos pacientes.

Mais do que isso: quando mães de pacientes com necessidades especiais escrevem de próprio punho uma carta depoimento sobre como a odontologia age positivamente na qualidade de vida de um ser humano que precisa de maior atenção, o sentimento do profissional que o atendeu é gratificante. "Por que não estimular que os colegas dentistas saibam e sintam como é essa realização?", indaga Sandra. Não por acaso, também, o livro demonstra essas cartas na íntegra e não economiza ilustrações fotográficas dos casos abordados. "A inclusão dos relatos de mães é uma forma de aproximar ainda mais os profissionais da odontologia da realidade e do contexto de uma família que convive com pacientes com necessidades especiais. É quase uma provocação para que tenhamos empatia e respeito, nos coloquemos no lugar dessas mães e saibamos como é uma rotina difícil de organizar", argumenta ela.

Conforme a autora e organizadora da obra, que conta ainda com a participação de uma equipe de 16 profissionais de diferentes especialidades, com os avanços tecnológicos do diagnóstico e do tratamento médico, os pacientes ultrapassam a estatística de sobrevida. Naturalmente, buscam, em um segundo momento, o atendimento odontológico preventivo e/ou curativo, a fim de garantir maior qualidade de vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a prevalência das deficiências no mundo é de uma pessoa a cada dez e que, desse total, mais de 2/3 não recebem nenhum tipo de assistência odontológica. A Constituição Brasileira de 1988 já apresentava princípios gerais de política de inclusão das pessoas com deficiência e, atualmente, muitos programas propostos pelos diferentes níveis de governos tentam garantir a promoção da saúde bucal, levando em conta os princípios da universalidade, equidade e integralidade, que regem o Sistema Único de Saúde (SUS).

"Projetos sociais vêm-se preocupando com ações que facilitem o cotidiano do indivíduo portador de deficiência; contudo, políticas governamentais raramente conseguem suprir as necessidades odontológicas básicas da população e, menos ainda, torná-las acessíveis a indivíduos caracterizados como especiais. Um dos maiores problemas enfrentados por aqueles que assistem portadores de deficiências, os pais, por exemplo, é a inacessibilidade aos serviços de prevenção e tratamento bucal de seus filhos. Dificuldades financeiras, barreiras culturais e arquitetônicas, discriminação, falta de compreensão dos responsáveis em relação à importância da saúde bucal de seu familiar, proteção excessiva ou sentimentos de repulsa podem interferir na procura ou na continuidade de tratamento", aponta a autora.

Experiente pela prática de 25 anos em consultório, Sandra Delgado Pagnoncelli,  é docente na Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É reconhecidamente uma das cirurgiãs-dentistas mais qualificadas no Brasil, atuando na área junto aos pacientes com necessidades especiais, e tendo destaque em palestras e conferências nos mais diversos congressos da área.

Equipe de colaboradores

- Dante Rafael Marroni Bello, Mestre em Odontologia pela PUCRS, área de Ortodontia e Ortopedia Facial
- Ivori Dutra da Silveira, Doutor em Odontologia pela PUCRS, área de Dentística Restauradora, especialista em Odontologia Legal, presidente do Conselho Regional de Odontologia (RS – 1990-1998)
- João Batista Blessmann Weber, Doutor em Odontologia pela PUCRS
- José Antonio Poli de Figueiredo, Doutor em Endodontia pela USP
- Julieta Gomes Tavares, Doutora em Odontologia pela PUCRS, área de Dentística Restauradora
- Karina Kimiko Yamashina Pereira, Mestre em Periodontia pela FORP-USP
- Lauro Garrastazu Ayub, Especialista e Mestre em Periodontia pela FORP-USP
- Marcia Rejane Brücker, Mestre e Doutora em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP
- Maria Antonia Zancanaro de Figueiredo, Doutora em Odontologia pela PUCRS, área de Estomatologia
- Maria Cecília Gomes Beltrão, Mestre e Doutora em Odontologia pela PUCRS, área de Dentística Restauradora
- Maria Ivete Bolzan Rockenbach, Doutora em Odontologia pela PUCRS, área de Estomatologia Clínica
- Maria Martha Campos, Doutora em Farmacologia pela UFSC e Pós-doutora pela Universidade de Montreal (CA), área de Fisiologia
- Maria Noel Marzano Rodrigues Petruzzi, Mestre em Odontologia pela PUCRS, área de Estomatologia Clínica
- Maristela Gutiérrez de Borba, Mestre em Endodontia pela PUCRS e Doutora em Estomatologia Clínica pela PUCRS
- Natasha Capitani Symanski, Graduada em Odontologia pela PUCRS e aluna da Especialização em Endodontia pela UFRGS
- Rafael Ramos de Oliveira, Especialista, Mestre e Doutor em Periodontia pela FORP-USP

Ficha técnica

Título: "Fundamentos Interdisciplinares do Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Odontologia"
Editora: EDIPUCRS
Páginas: 364 na versão impressa
Preço: R$ 92,00

No site da EDIPUCRS, versão e-book para download.

Evento de lançamento

Quando: dia 25 de agosto, às 18h30
Onde: Livraria Cultura, em Porto Alegre – Shopping Bourbon Country, Av. Túlio de Rose, 80.

Contato e agendamento de entrevistas

Assessoria de imprensa: Milim Comunicação, (51) 3311-8850

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Virtual da AcBO - ISSN 2316-7262

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529