Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais em Nível de Bloco Cirúrgico no Hospital Conceição

Brites, F.C
Extensionista em Cirurgia III e IV (PUCRS)
Estagiário do Serviço de Odontologia do HNSC

O GHC - Grupo Hospitalar Conceição, localizado em Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, constituiu-se em uma Sociedade Anônima em 1975, quando a União interveio e desapropriou os hospitais privados Nossa Senhora da Conceição, Hospital Criança Conceição, Hospital Cristo Redentor e Hospital Fêmina.

O GHC está vinculado ao Ministério da Saúde, que é seu acionista majoritário, e conta com as quatro unidades hospitalares, totalizando 1.800 leitos, incluindo UTI's de emergência, que apresentam internação média de 5.300 pessoas por mês, realizam 5.000 consultas/dia, 900 partos por mês e mais de 3.000 cirurgias por mês. (fonte: http://www.ghc.com.br)

O que é?

O Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais no Hospital Nossa Senhora da Conceição (GHC), presta serviço odontológico a todo tipo de paciente considerado especial, como autistas, portadores de Síndrome de Down, neurovegetativos, doentes sistêmicos ou todos aqueles que requerem uma forma de atendimento odontológico que foge do padrão convencional, como os pacientes nervosos, com fobias/distúrbios psíquicos (traumas anteriores) e em situações de "caos" odontológico.

Equipe

A equipe é formada por três Cirurgiões-Dentistas (figura 8), dois médicos anestesistas em sistema de rodízio e pelos auxiliares de sala.


Figura 8: equipe de Cirurgiões-Dentistas

Como funciona?

O paciente passa por uma triagem realizada por um dos Cirurgiões-Dentistas da equipe. Ocorre a marcação da data do procedimento e exames prévios são solicitados. A central de leitos é consultada para a relalização da baixa hospitalar. Ocorre uma avaliação no dia e após o procedimento propriamente dito no bloco cirúrgico. A seguir, o paciente é encaminhado para a sala de recuperação (SR) e recebe alta hospitalar após período de observação, retornando em quinze dias para consulta de revisão.

Que procedimentos são realizados?

São realizadas profilaxias, restaurações dentárias em amálgama de prata, resina composta e ionômero de vidro (figuras 3 e 5), exodontias (figuras 6 e 9), além de endontias (quando polpa viva), todos em procedimento único. Para a realização destes procedimentos existem rotinas hospitalares.
  • Trans-operatório: administração de antibióticos, quando necessários, além de antieméticos e analgésicos, todos prefencialmente por via parental; tampões de gaze são acomodados na orofaringe, como prevenção de aspirações de corpos estranhos e/ou sangue.
  • Pós-operatório: orientações de rotina, principalmente quanto aos efeitos pós-operatórios da anestesia geral; período de observação na SR de aproximadamente duas horas, com administração de soto glicosado.


Figura 3: instrumental no campo cirúrgico

Figura 5: material usado nos procedimentos

Figura 6: procedimento cirúrgico

Figura 9: procedimento de exodontia

Equipamentos e custos

O bloco cirúrgico possui aparelhagem completa desde oxímetro até carro de parada cardio-respiratória (figuras 1 e 2). A anestesia, via de regra, inicia-se pela indução anestésica através da inalação de óxido nitroso (figura 7), visdando a perda dos reflexos orgânicos com grau variavel de acordo com o procedimento previsto. Após a indução, o paciente é entubado via naso-traquial (cavidade oral livre para procedimentos) e é mantida a ventilação (figura 4). Todo o serviço é realizado e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Figura 1: aparelhagem para anestesia geral

Figura 2: óxido nitroso (NO2)


Figura 7: paciente entubado sob procedimento

Figura 4: entubação naso-traquial

Bibliografia:

ESCODA, C.G., AYTÉS, L.B. Cirúrgia Bucal. Madri: Ergon, 1999.
FOURNIOL FILHO, A. Pacientes Especiais e o Odontologia. São Paulo: Santos, 1998.
MUGAYAR, L.R.F. Pacientes Portadores de Necessidades Especiais. São Paulo: Pancast, 2000.
PETERSON, L.J. Cirurgia e Maxilofacial Contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
SILVERATO, J.O. Exodontia. Porto Alegre: Médica Missau, 1998.

Agradecimentos:

Dra. Eliane de Borba
Dra. Maria Lizete Giugno
Dr. Mário Ferreira

(*) Cirurgiões-Dentistas do Serviço de Odontologia do HNSC

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Virtual da AcBO - ISSN 2316-7262

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529