Avaliação da satisfação dos usuários da Clínica Odontológica do ITPAC-PORTO sobre a qualidade do atendimento prestado por Acadêmicos do Curso de Odontologia

Alysson Humberto Brás, Lorena Gonçalves Corrêa, Nayene Manzutti Eid

Resumo


A humanização dos tratamentos de saúde gera uma relação de confiança entre paciente e profissional, diminuindo a ansiedade para o tratamento odontológico. O objetivo deste trabalho foi avaliar a satisfação dos usuários da Clínica Odontológica do ITPAC-Porto quanto à qualidade do atendimento prestado por acadêmicos de Odontologia desta instituição. Foi realizado um estudo quanti-qualitativo fechado, utilizando-se de um questionário contendo 10 questões que abordaram aspectos como o grau de satisfação do paciente sobre o atendimento prestado pela dupla de acadêmicos, em relação à aparência de seus dentes e/ou próteses ao fim do tratamento e quanto à segurança ao ser atendido por alunos. Os resultados indicaram um perfil predominantemente masculino (51%), com idades entre 31 e 50 anos (42%), apresentando renda familiar mensal de 1 a 2 salários mínimos (52%). Quanto à satisfação com o atendimento recebido, 100% dos entrevistados declararam estar satisfeitos; 69% classificaram o atendimento da dupla como excelente e 100% disseram que os alunos foram atenciosos, comunicativos e esclareceram os detalhes do plano de tratamento. Quanto à segurança ao serem atendidos por alunos, 70% dos usuários sentiram-se bastante seguros, e 62% relataram que não ficaram ansiosos durante o atendimento. Em relação à satisfação de seus dentes e/ou próteses após o atendimento, 54% afirmaram estar satisfeitos. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que a maioria dos pacientes mostrou-se satisfeita em relação à qualidade do atendimento prestado pelos acadêmicos da clínica Odontológica do ITPAC Porto.

Palavras-chave: Humanização. Saúde. Prestação de cuidados de saúde.

Abstract

The humanization of healthcare treatment creates trustworthy relationship between de patient and healthcare professional, lowering the anxiety in dental treatment. The main goal of this dissertation was to evaluate the satisfaction of the Dental Clinic of ITPAC Porto in relation to the quality of service of the students in the dental clinic. A closed quantitative-qualitative study was carried out, it was made use of a questionnaire of 10 questions that took on board aspects such as satisfaction level of the patient in relation to the service received by the duo of students, in relation to the appearance of their teeth and/or dental prosthesis at the end of the dental treatment and also in relation to feeling safe when being treated by students. The results showed that the a predominant male profile (51%), with age between 21 and 50 years (42%), receiving average income of 1 to 2 minimum wage salaries (52%). 100% of the interviewed declared that were satisfied, 69% classified the treatment by the duo of students as excellent and 100% said that the students were considerate, communicative and explained the details of the dental treatment plans. 70% of the patients felt secure by being treated by students, and 62% said that did not get anxious during the treatment. In relation to satisfaction with the dental appearance and/or prosthesis, 54% claimed to be satisfied. With the results, we can conclude that majority of the patients are satisfied with the quality of treatments carried out by students of the Dental Clinic of ITPAC Porto.

Keywords: Humanization. Health. Provision of healt care.


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Direitos autorais 2015 Revista Virtual da AcBO - ISSN 2316-7262

 

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