O poder e a educação

Placidino Guerrieri Brigagão

Resumo


O ser humano é, por natureza, atraído e dominado pelo fascínio do poder em todas as instâncias e fases da vida.

De todos os livros escritos que tratam do poder, destaca-se como um dos mais lidos e comentados O príncipe de Maquiavel, pois se ocupa da conquista, do manejo e da expansão deste forte item da vida em todos os seus aspectos: o poder. Através do seu conteúdo essencial, buscam-se objetivos desejados, desde os pessoais mais simples até as abrangências políticas da sociedade.

Max Weber afirmava que o poder é a possibilidade de alguém impor sua vontade sobre o comportamento de outras pessoas. Talvez, contra a vontade delas.

A essência do poder é: Eu decido, vocês cumprem, todos sofrem as consequências. Nele encontra-se a ação, o resultado perseguido.

Disse Rousseau: nada mais perigoso do que o poder nas mãos de quem não sabe usá-lo.

Pior ainda é usa-lo, quem o tem, em detrimento da sociedade.

Quando isso acontece, é agressão a cada indivíduo, pois lhe tira, no tempo e no espaço, forças inerentes próprias que a natureza lhe concedeu. Autoriza-lhe, com seus próprios atos, o delineamento do destino através dos gigantes poderes do consciente e subconsciente do espírito.

A vontade de poder do ser humano. Observa-se essa verdade através do ensinamento de Sêneca, filósofo e estadista romano, quando afirmou: o homem poderoso é o que tem poder sobre si mesmo.

Para se ter poder sobre si mesmo, é necessário que se tenha conhecimento o qual se adquire através da Educação desde o nível Fundamental até a Universidade continuando pela vida, pois só o conhecimento traz o poder. Assim afirmou Freud no seu livro A Interpretação dos Sonhos.

É necessário a análise consistente em relação à educação como área urgente dos seus desafios. Ela passa de um sistema social a outro e analisando transformações sociais em escala e grau incomuns. Gera fenômenos importantes. É estratégica nas sociedades democráticas, pois os cérebros formam capital inédito na geração de novas invenções e tecnologias inovadoras. Ela, quando bem aplicada, contribui para a diminuição das desigualdades sociais, resposta consistente ao seu próprio desenvolvimento que gera poder quantitativo e qualitativo formando, como dito, sociedade mais igualitária.

É um desafio poderoso, pois que começa na alfabetização, continuando pelos diversos sistemas educativos, culminando na Universidade, estendendo-se no quotidiano com amplitudes constantes.

A educação gera poder e o poder suporta e desenvolve a educação. Essa dupla torna a sociedade mais desenvolvida e poderosa assim como o próprio País.

 

Placidino Guerrieri Brigagão

Presidente da Academia Brasileira de Odontologia

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529