Análise de Cabrera e Cols sobre a previsão do tamanho dentário mesio distal em amostras de oclusão normal de Leucodermas, Melanodermas, Feodermas, Xantodermas e Nipo-Brasileiros

Arnaldo Pinzan, Célia Regina Maio Pinzan-Vercelino

Resumo


Objetivo: aplicar as tabelas estimativas de CABRERA E COL3, para ambos os gêneros, de tamanhos dentários superiores e inferiores, e respectivos somatórios, a partir de medições realizadas no sentido mesiodistal, em diferentes grupos raciais.

Método: Selecionou-se pares de modelos de gesso, com igual número de portadores de oclusão dentária normal, para cada gênero, obtidos de 30 indivíduos leucodermas, 40 melanodermas, 40 feodermas, 30 nipo-brasileiros e 30 xantodermas. Com um paquímetro digital, mediu-se a distância mesiodistal dos dentes: incisivos centrais e laterais, caninos, primeiros e segundos pré-molares e primeiros molares, de ambos os arcos. Calculadas as médias a partir dos dentes do quadrante direito, confrontou-se com os valores expressos em percentis, propostos nas tabelas de CABRERA E COLS3, pesquisando a frequência de coincidências ocorridas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529