Ortodontia Lingual e sua Viabilidade Atual

Henrique Bacci

Resumo


Uma parte considerável dos pacientes adultos não se submete ao tratamento ortodôntico por que não sente à vontade portando os aparelhos fixos convencionais. Partindo-se da premissa que a principal queixa dos pacientes adultos esteja relacionada com o alinhamento dos dentes, somando-se à evolução das técnicas ortodônticas com aparelhos fixos linguais e dos alinhadores transparentes removíveis (aligners), o interesse pelos aparelhos considerados invisíveis (ou, mais propriamente, mimetizados) é factível e ascendente. 

A Ortodontia Lingual é uma técnica de correção ortodôntica em que os braquetes são fixados na face lingual com o intuito de preservar ao máximo a estética do paciente, sendo que os primeiros relatos de tratamentos realizados com esses aparelhos datam da década de 1970. Nesse contexto, a fase laboratorial assume importância em ortodontia lingual e sempre foi alvo de intensa discussão, pois existe uma infinidade de métodos, grande parte deles derivados do CLASS (Custom Lingual Appliance Set up Service). O sistema laboratorial CLASS, por sua vez, baseia-se na construção de um set up ortodôntico, de um arco ideal e da customização da base dos braquetes linguais por meio da adição de uma camada em resina composta. Ainda hoje, a confecção do set up ortodôntico é um procedimento que permanece norteando a maioria dos sistemas laboratoriais linguais, até mesmo aqueles mais recentemente idealizados.

Em 2009, o autor introduziu para o sistema laboratorial de colagem indireta de braquetes linguais Bacci Bonding System (BBS) método que se fundamenta na adaptação dos braquetes linguais de base anatômica (In-Ovation L, Dentsply GAC) em sua posição padrão (fundo da fossa lingual) sem a utilização de set ups ortodônticos ou equipamentos especiais. O método foi detalhado no livro Ortodontia Lingual: o Segredo por Trás do Sorriso e vem sendo adotado e por especialistas em ortodontia no Brasil e América Latina. Um caso clínico em que os parâmetros do método laboratorial BBS são utilizados é apresentado nesse trabalho.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529