Diplomas e Certificados: fim das falsificações

Márcio Elias Perondi, Cleber Bidegain Pereira

Resumo


CRO-RS Notícias Janeiro Março 2010 - Ano 41, Nº 1 p. 13

Diplomas do Ensino Médio e Fundamental, bem como Diplomas Universitários, vêm sendo falsificados no Brasil, conforme conhecimento geral e divulgação da mídia.

O fato não surpreende. A impunidade por outros crimes mais graves é relatada quase diariamente em jornais e TV. Falsificar documentos é crime previsto na Lei, mas a punição pode apenas uma rápida passagem na polícia, o que encoraja os falsificadores.

Assim sendo, indivíduos que não frequentaram a Universidade conseguem diplomas que qualquer Faculdade sem cursá-la.

As facilidades da informática facilitam a falsificação. No entanto, vimos ressaltar que a própria informática, com amparo legal, oferece recursos para que isso seja evitado. Para tanto, os diplomas devem ser feitos em arquivos digitais tendo como base o formato XML e/ou PDF e sendo os mesmos assinados com Certificado Digital ICP-Brasil. Isto dá ao documentos legalidade inquestionável.

Se o documentos for assinado pela instituição de ensino e após co-assinado pelo MEC, torna-se, com as tecnologias atuais, impossível a falsificação, pois não há como burlar um Certificado Digital.

Essa sugestão surgiu da Academia Brasileira de Odontologia, preocupada com a fragilidade das bases de dados das instituições em geral e os diplomas e os certificados atuais apenas em folhas de papel impressas com o nome do inscrito e com o logo das entidades, permitindo falsificação.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Direitos autorais

 

Para ficar por dentro de todas as
novidades da Morelli, peça já o
novo catálogo de produtos!



O futuro já chegou!
www.portodent.com.br
(51) 3374-3396

 


                           www.agor.com.br 

                           (51) 3060.7067

 


           
 

     www.boneheal.com.br       

        (11) 2503-0529