» Uso de protetor da tireóide nas radiografias da Odontologia

Uso de protetor da tireóide nas radiografias da Odontologia

banner_tireoide

 

 

 

 

O protetor de tireoide foi mencionado no Simpósio de 2012, como a discussão é muito complexa e especializada ela não progrediu. Foi bom, pois não era o centro das discussões e só iria atrapalhar o raciocínio.

Lógico que tudo que aumenta a segurança é bem vinda, principalmente em uma área nobre como a tireóide.

Não podemos fazer um exagero na proteção, pois se trata de uma área que a radiografia odontológica como a panorâmica, cefalométrica lateral e Póstero anterior, o uso que uma protetor muito grande leva a um aumento da radiação secundária derivada da exposição do material protetor da tireoide, geralmente Chumbo, que aumenta a dose do paciente por exemplo na Hipófise e no Cristalino do Olho, que também são importantes e a sua dose de raios X não deve ser aumentada, além de as vezes ficar na frente de estruturas que precisamos observar na imagem.

Sem falar na impossibilidade de usar protetor de Tireóide na Radiografia Submento Vertex (indicada por Rickets) e ou Tomografia Computadorizada da área Médica ou da Odontológica (Feixe cônico), pois não permitiria uma imagem completa do paciente.

Uma consulta na literatura mostra que os trabalhos não são conclusivos e enfáticos no uso ou na recomendação do uso do protetor de Tiróide na Odontologia. Em função disto a Portaria 453, nossa Bíblia, recomenda,o uso do protetor de Tireoide e afirma indispensável o Avental de Borracha plumbífera na Odontologia.

Na Mamografia, com maiores doses, proximidade das estruturas o seu uso ao nosso ver seria indispensável, por ser um exame frequente e não ficar no campo da irradiação do paciente.
Na minha opinião se o profissional usar corretamente o equipamento, a técnica e o processamento da imagem, o sensor digital etc. torna a dose na tireóide muito pequena.

Finalizando a Internet nos informa sobre tudo, mas as vezes com certo enfoque exagerado, não cientifico. No esquema que veio da Tireoide ela parece ser de um individuo com Bócio pelo tamanho e proporção com a normalidade.

Tem muita literatura e não fazem afirmações definitivas ou concluem com unanimidade, além de usarem metodologias diferentes e não comparáveis entre elas.

Coordenador deste Simpósio:
Orivaldo Tavano

Especialista e Livre Docente em Radiologia; Mestre e Doutor em Diagnóstico Bucal pela FOB/USP;
Professor Titular de Radiologia (aposentado) nas Faculdades de Bauru (USP) e UNIP de Bauru e São José do Rio Preto, SP;
Ex Coordenador e Professor dos Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado da FOB/USP, de especialização em Radiologia da FMU, UNINCOR, ABCD/MS, PROFIS/USP e do Mestrado em Odontologia da SL MANDIC;
Editor responsável e Fundador da Revista da ABRO (2000 a 2004), autor de inúmeros trabalhos científicos, de livros e manuais didáticos em Radiologia Odontológica;
Responsável pela Triagem, SUS, Clinica de Radiologia e Semiologia, Comissão de Extensão de Serviços á Comunidade, FUVEST, Departamento de Estomatologia e da Informática na Faculdade de Odontologia de Bauru da USP.

 



5 comentários até agora...

Spyro Nicolau Spyrides comentou:

12 fevereiro 2014 at 09:41.

Utilisamos o protetor de tireóde, rotineiramente, faz muitos anos, exclusivamente para radiografias intra-orais. Já nos exames extra-orais, como tomografias computadorizadas cone beam e telerradiografias, o seu uso não é indicado por prejudicar a visualização de estruturas importantes para o diagnóstico. Nesta fotografia o paciente está com o protetor de tireóide mais o avental tradicional.

Nota do editor: observem que neste Serviço de Radiologia Odontológica, no Rio de Janeiro, um dos modelos no Brasil, em uma das paredes, está traçada a linha horizontal, perpendicular a Vertical Verdadeira (VV), substituindo a imprópria denominação de “piso do consultório” que se encontra na literatura norte-americana e copiada por alguns excelentes autores brasileiros. [ mais . . . ]

Protetor de tireoide

Aline Morosolli comentou:

19 fevereiro 2014 at 10:03.

Prezados colegas,

Não há questionamento de que a correta conduta é que, obrigatoriamente, todos os nossos pacientes aos serem submetidos a exames radiográficos odontológicos sejam devidamente protegidos com avental plumbífero e protetor de tireóide. Entretanto, nas técnicas como panorâmica e teleperfil, por exemplo, o uso do protetor de tireoide fica inapropriado.

Vania Fontanella comentou:

26 fevereiro 2014 at 22:29.

O uso do protetor de tireóide é uma exigência legal, mas vamos pensar a respeito….
Em qual das técnicas radiográficas odontológicas a região da tireóide está alinhada com o feixe primário?
Minha opinião é de que a radiação secundária que se propaga “internamente” é a que mais contribui para a dose na tireóide.
Então a melhor conduta segue sendo a correta indicação do exame! E o uso de colimadores adequados.

GABRIEL CARLOTTO comentou:

20 julho 2015 at 17:14.

CARO COLEGA, GOSTARIA DE PEDIR UMA GENTILEZA, DENTRO DO POSSÍVEL. REMETA VIA EMAIL QUALQUER ARTIGO SOBRE UM POSSÍVEL USO FACULTADO DO PROTETOR DE TIREOIDE. DESDE JÁ GRATO. FRATERNO ABRACO.

JOSE ANTONIO DE OLIVEIRA comentou:

20 setembro 2015 at 22:03.

A minha duvida é que quando o paciente vai fazer exame de coluna cervical não é possível o uso do protetor da tireoide. Como fazer nesta situação?

Qual sua opinião?